terça-feira, 13 de novembro de 2012

Registro Eletrônico de Saúde – Projeto EMR


A partir da viagem a Miami, convivendo com a equipe de trauma e de telemedicina da UM – University of Miami, pude trazer para cá uma experiência muita rica em atendimento remoto e mobilidade.

Estes conceitos oferecem uma proposta bastante interessante, em casos de acidentes, remoções ou da necessidade de um especialista, além é claro da educação clínica.

Dentre os projetos que vi na UM, destacam-se o projeto de auxílio aos feridos durante a catástrofe do Haiti em 2010 e o Projeto junto ao Departamento de Defesa americano para suporte ao corpo clínico no Iraque. Os dois projetos contam com apoio dos especialistas do hospital universitário, para a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos, casos de amputação e cirurgias por ferimentos por armas de fogo são as principais atividades.

Contando com uma rede de comunicação estável e segura, a telemedicina é presente em qualquer lugar do planeta, o que falta é manter os registros clínicos disponíveis para os médicos e enfermeiros.

E este foi nosso propósito. Com pouco mais de 1 ano de pesquisa e desenvolvimento unimos as maiores experiências em um produto único. O sistema é capaz de manter os dados clínicos dos pacientes facilitada por entrada por voz, estabelecer comunicação remota entre profissionais de saúde, visualizar imagens médicas do PACS e educar os profissionais com uma videoteca especialmente selecionada, tudo em um único dispositivo móvel, o tablet.

Para torna-lo mais e mais flexível, investimos pesadamente em uma arquitetura de software que fosse flexível na sua construção e adequação para cada cliente. Integrando-se aos principais produtos de gestão hospitalar não apenas do Brasil mas também dos Estados Unidos e américa latina, o produto conta com configuração e bases multi-idiomas como também segue os principais padrões de terminologias e ontologias.

O produto final ainda está em conclusão, mas as premissas, arquitetura e usabilidade são garantias de sucesso. Sem dúvidas as necessidades médicas e desejo da existência de um produto com as características e abordagens sonhadas pelo Dr. Jeffrey Augenstein, falecido repentinamente neste ano de 2012, serão realizadas neste produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário