segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Qualidade - Ferramenta para a Gestão

 
 
As estratégias promovidas pelo SUS, muitas vezes não são compreendidas pelos gestores e técnicos. Geralmente sob o apelo do incentivo financeiro ou pela penalização, as estratégias são impostas e colocadas de forma desconexa.

Assim são as práticas de qualidade promovidas pelo QualiSus. Trata-se de uma das melhores estratégias para melhoria dentre os vários modelos de promoção e incentivo a qualidade de processos e serviço.

Similar aos objetivos, comparado aos tradicionais modelos de qualidade, ISO, acreditação e modelos de excelência de gestão, o princípio básico da qualidade alinha-se a estratégia de melhoria da saúde nos municípios.

Esta estratégia fomenta um movimento coletivo em prol de melhoria no serviço. Uma vez mais, este modelo está ligado às iniciativas junto aos processos de trabalho e ações - muitas vezes isoladas para benefício dos serviços.

Meu ponto aqui, é que as iniciativas de qualidade junto a saúde dos municípios não faz parte das diretrizes estratégicas e do planejamento. Uma pena!

As ferramentas e propostas de qualidade, permitem principalmente que a comunicação em toda a unidade seja promovida, divulgando as principais ações da gestão. As propostas permeiam a instituição como um todo, desde atividades mais básicas de 5S até definições de processos maiores em prol de certificações institucionais.

Quando digo isto refiro-me especificamente as pessoas. A motivação pela mudança positiva e o engajamento promovido faz com que todos os envolvidos diretamente e indiretamente, inclusive pacientes e parentes participem ativamente.

Voltando ao planejamento, acredito que o incentivo a atividades ligadas a promoção da qualidade deve fazer parte desde o início. Sendo institucionalizado um grupo estratégico de qualidade que tenha a responsabilidade por orientação, sob esta visão às diretrizes estratégicas da instituição.
 
 - Não deixe de participar. Em 30 de Novembro no auditório do Hospital Geral de Guarus a partir das 9:00h em Campos dos Goytacazes, o Circuito Carioca de Gestão em Saúde leva a temática do Planejamento Estratégico Municipal para a pauta. Exposição de conceitos, ferramentas e abordagens para ampliar a eficiência da gestão. Acompanhe em http://www.rssouza.com.br, siga-nos no twitter @rdgssouza e Facebook https://www.facebook.com/events/192898907543209/?fref=ts

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Planejamento em Saúde e o SUS


O planejamento tem sido um dos meus principais objetivos nos últimos anos. Na vida, no dia-a-dia, no trabalho e na gestão da saúde. 


Algumas estratégias e ferramentas clássicas de Norton e Kaplan, a metodologia GTD de fazer-acontecer de David Allen, e as práticas do planejasus tem norteado minhas avaliações e modelos para decidir e priorizar meus próximos passos. 

Observando a gestão municipal, principalmente neste momento, em que temos novas gestões nos municípios, percebo ainda a fragilidade nas atividades do planejamento. Nem todos os gestores e equipes técnicas possuem a visão estratégica, ou seja, nem todos conseguem ter uma visão global, produzir de fato um avaliação situacional completa que norteie o planejamento. 

Mais do que preencher os formulários e relatórios de gestão obrigatórios pelo sus, é preciso criar uma consciência coletiva em torno das diretrizes, promover internamente esta visão e externar estas ações entre fornecedores, parceiros e população. 

Quantas equipes técnicas estão realmente preparadas para desenvolver ações de planejamento em saúde? Não me refiro somente a conhecer as praticas e instrumentos do PlanejaSus, mas também conhecer outras ferramentas e modelos que influenciem positivamente a gestão e agregue valor as instituições e pessoas? 

O planejamento municipal, geralmente começa com base nos problemas atuais, notícias negativas da mídia e questão de ordem política. Identifica suas unidades de saúde, seus equipamentos, profissionais de saúde e potencial de prestação de serviços.  

A partir disto, em geral, fecham-se principalmente em suas próprias questões internas de expansão física das unidades, contratação de mais profissionais, aquisição de equipamentos, abastecimento insumos e por aí vão. 

O que falta nesta linha de pensamento são os objetivos finais. A gestão municipal não existe por finalidade em si mesma, e sim, por um objetivo maior de prestação de serviços de saúde a população.  

Observemos os planos municipais apresentados ao sus e avaliemos quantos promovem ações de saúde de forma palpável e tangível, digo, quantos conseguem de fato traçar ações voltados para a saúde, definir metas de fato exequíveis, quantificar recursos e deixar claro que serão capazes de realizar aquilo que se propõem.

 - Não deixe de participar. Em 30 de Novembro no auditório do Hospital Geral de Guarus a partir das 9:00h em Campos dos Goytacazes, o Circuito Carioca de Gestão em Saúde leva a temática do Planejamento Estratégico Municipal para a pauta. Exposição de conceitos, ferramentas e abordagens para ampliar a eficiência da gestão. Acompanhe em http://www.rssouza.com.br, siga-nos no twitter @rdgssouza e Facebook https://www.facebook.com/events/192898907543209/?fref=ts



quarta-feira, 16 de outubro de 2013



Pensamento Estratégico para a Gestão da Saúde, com o apoio do Hospital Geral de Guarus, o Circuito Carioca de Gestão em Saúde, realizará o ciclo de palestras no dia 30 de novembro de 2013 no auditório do HGG a partir da 9:00h.  

A participação neste evento será totalmente gratuita, aberta a todos os profissionais de saúde e administração das secretarias municipais de saúde, iniciativa privada e alunos de graduação e pós-graduação.

Acesse www.rssouza.com.br

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Workshop de Inovação:Conectividade para a Saúde

O evento aconteceu no último dia 1 de agosto no auditório da Firjan, aqui no Rio de Janeiro. A chamada do evento foi "Desenvolver um sistema de saúde eficiente requer além de diversos hospitais e unidades de atendimento, a interação e organização dos recursos e sistemas envolvidos para um atendimento completo e eficaz à população. Quais os principais desafios enfrentados pelas instituições públicas e privadas para levar mais transparência e eficiência aos pacientes com o uso de tecnologia? O Brasil está preparado para melhorar o uso dos recursos de saúde pela aplicação de tecnologia? O que falta fazer? Como cada instituição pode contribuir com esta melhoria?"

O evento contou com os empresários, pesquisadores, governo, universidades e ONGs e profissionais na área de saúde. O debate foi conduzido por Marcelo Blois da GE Healthcare e Marivan Abrahão do HL7 Brasil, que também contou com charles Al Odeh da Amil, Thiago Trevisan da Unimed e Iugiro Kuroki do Grupo Dasa.

Participamos do debate sobre caminhos evolutivos para a informática e informação em saúde, muito foi dito sobre a realidade das unidades de saúde, municípios e hospitais públicos. Focou-se na questão abordada pelo Circuito Carioca de Gestão em Saúde - Gestão da Saúde Pública. Percebe-se que faltam ferramentas e profissionalismo preparado para execução de tarefas a princípio simples.

Obviamente falamos também sobre tecnologias móveis, telemedicina, interconectividade e interoperabilidade. Ainda falta muito. Mesmo as grandes empresas ainda deslizam ou patinam neste questão. muito já se fez para ampliar o faturamento, reduzir ou controlas as fraudes, mas ainda falta uma forma de comunicação realista.

Nem todos os padrões são padrões de fato, e todos os players são unânimes ao se posicionarem de forma pessimista.

A discussão promoveu algumas sugestões que serão compiladas e encaminhas ao Governo.

Muito proveitosa foi a chance de rever bons amigos, e fazer novos.

Grande Abraço.




terça-feira, 30 de julho de 2013

RSSouza participa do I Fórum Rio Bonito de Gestão Pública

A RSSouza levou na ultima sexta feira 26 de julho, o Circuito Carioca de Gestão ao I Fórum Rio Bonito de Gestão Pública  a convite da parceira Eco Sistemas.

Neste evento, a Prefeitura de Rio Bonito fez o lançamento oficial da Secretaria de Gestão municipal e assinou o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - Gespública.

Foram discutidas as principais propostas de melhorias na gestão publica, pontos de vista, assim como oportunidades de uso de ferramentas, capacitação dos colaboradores e modelos de gestão.


Rodrigo Santos de Souza apresentou a parceira Eco Sistemas e como ampliar a gestão com uso de eficiente da TI. Abordou em sua palestra, a utilização dos portais de interação e colaboração com os pacientes e população em geral, estratégias de redes sociais e utilização de aplicativos e dispositivos móveis. Também usou as experiências dos municípios fluminenses de Campos dos Goytacazes e Nilópolis para exemplificar os complexos reguladores como principais abordagens na gestão da saúde municipal.


O evento contou com palestras de Ana Lúcia de Amorim Brito da Secretária Nacional de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Claudio Leite Gastal Secretário Executivo da Câmara de Políticas de Gestão Pública, Desempenho e Competitividade do Conselho de Governo da Presidência da República e Presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Ricardo Vidal, Gestor Público Federal desde 1997 e atual Diretor Administrativo da ANESP – Associação Nacional dos Especialistas em Politicas Públicas e Gestão Governamental entre outros representantes do governo federal e sociedades. Também participaram o presidente do CRA, Sr. Wagner Siqueira e pelo TCE o Sr. Sergio Bahiense Colão.


Circuito Carioca de Gestão em Saúde

Dentre as estratégias de mercado a RSSouza desenvolve o Circuito Carioca de Gestão em Saúde, ferramenta com ênfase na capacitação executiva, formação de gestores e especial atenção aos colaboradores operacionais. 

Sob esta orientação nossos projetos serão realizados através de palestras temáticas, ciclos de capacitação e aperfeiçoamento e treinamentos presenciais e on-line. 

Nosso destaque está do Projeto de Articulação e Educação, através do ciclo de palestras Pensamento Estratégico para a Gestão da Saúde, que será realizado em 22 de agosto de 2013 na cidade de Campos dos Goytacazes.

Os temas abordados possuem objetivos para compreensão prática de uso cotidiano. O embasamento teórico será amplamente enriquecido através de exemplos, demonstrações em aplicações e estímulo ao pensamento construtivista. 

Faça sua inscrição através do site http://www.rssouza.com.br

2013, RSSouza Consultoria, Aspen Advisors, Circuito Carioca de Gestão em Saúde, e muito mais

E realmente 2013 veio com tudo mesmo. Uma nova fase se inicia através de novas parcerias e novos empreendimentos.

Com 15 anos dedicados a Eco Sistemas e vasta experiência em tecnologia em saúde, resolvi investir em novos projetos. Destes projetos, agora sou Health IT Associated Consultant para a consultoria americana ASPEN ADVISORS com o foco em estratégias e desenvolvimento de negócios através das tecnologias da informação.

Outro projeto que também está me animando muito é o Circuito Carioca de Gestão em Saúde. Uma proposta inovadora de capacitação e educação continuada para profissionais da saúde. O que vemos hoje são pessoas bem dispostas e comprometidas com realização e promoção da saúde. Contudo ainda lhes falta técnicas e metodologias para cumprirem com a sua missão.

E é neste momento que através de palestras temáticas e cursos dirigidos, somos capazes e ampliar as competências e provocar o pensamento estratégico da gestão, levando ferramentas já consolidadas no mercado corporativo para municípios, hospitais e clínicas através  de seus colaboradores.

Este é um momento emocionante.