segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Qualidade - Ferramenta para a Gestão

 
 
As estratégias promovidas pelo SUS, muitas vezes não são compreendidas pelos gestores e técnicos. Geralmente sob o apelo do incentivo financeiro ou pela penalização, as estratégias são impostas e colocadas de forma desconexa.

Assim são as práticas de qualidade promovidas pelo QualiSus. Trata-se de uma das melhores estratégias para melhoria dentre os vários modelos de promoção e incentivo a qualidade de processos e serviço.

Similar aos objetivos, comparado aos tradicionais modelos de qualidade, ISO, acreditação e modelos de excelência de gestão, o princípio básico da qualidade alinha-se a estratégia de melhoria da saúde nos municípios.

Esta estratégia fomenta um movimento coletivo em prol de melhoria no serviço. Uma vez mais, este modelo está ligado às iniciativas junto aos processos de trabalho e ações - muitas vezes isoladas para benefício dos serviços.

Meu ponto aqui, é que as iniciativas de qualidade junto a saúde dos municípios não faz parte das diretrizes estratégicas e do planejamento. Uma pena!

As ferramentas e propostas de qualidade, permitem principalmente que a comunicação em toda a unidade seja promovida, divulgando as principais ações da gestão. As propostas permeiam a instituição como um todo, desde atividades mais básicas de 5S até definições de processos maiores em prol de certificações institucionais.

Quando digo isto refiro-me especificamente as pessoas. A motivação pela mudança positiva e o engajamento promovido faz com que todos os envolvidos diretamente e indiretamente, inclusive pacientes e parentes participem ativamente.

Voltando ao planejamento, acredito que o incentivo a atividades ligadas a promoção da qualidade deve fazer parte desde o início. Sendo institucionalizado um grupo estratégico de qualidade que tenha a responsabilidade por orientação, sob esta visão às diretrizes estratégicas da instituição.
 
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