Reconhecimento do território.
Neste sentido a identificação e avaliação do terreno, saber a disposição de todas as unidades de saúde, sua disposição no território, área de abrangência, que população atende que serviço presta e a quem esta unidade recorre.
Esta avaliação permite responder as questões sobre demanda e oferta. Similar a um estabelecimento comercial, uma loja de conveniências, o cliente me procurará? Ofereço um produto ou serviço diferenciado? Qual a "concorrência" local?
Estes conceitos permitem nortear as ações de saúde e prever neste raio uma estratégia de trabalho. Esta unidade terá um perfil PSF ou unidade básica, ou de pronto atendimento.
Respondidas estas questões, o olhar se volta para dentro da unidade e novamente o gestor precisa identificar característica de administração e de cunho assistencial que enfim promovam ações de saúde e sustentabilidade para a unidade.
Analogamente ao comércio, precisa se de funcionários capacitados - recursos humanos, instalações de acordo com o serviço proposto, infra-estrutura de comunicação, uma linha de abastecimento e fornecedores, características de limpeza e higiene que promovam bem-estar aos funcionários e clientes, condições de trabalho com qualidade que atraiam a clientela e promova aumento de lucro - no caso do serviço público, lucro social.
E por outro aspecto, características financeiras. Avaliação dos custos iniciais de construção e custos de manutenção. Qual será o orçamento mensal?
Enfim, é um "negócio" viável ou apresenta um breakeven ou ROI a longínquo prazo, comprometendo a qualidade do serviço ao longo do período?
Em verdade uma secretaria municipal de saúde é uma grande rede de serviços que possui uma imensa variedade de questões ligadas à gestão, considerando que não seja apenas "uma loja", mas uma rede de atenção a saúde.
Considere também toda a legislação do serviço público lei de responsabilidade fiscal, a famosa 8666 para compras e tantas outras, além das políticas de saúde e incentivos promovidos nas esferas superiores.
Convivendo com esta realidade mais de perto entendo que a complexidade e as dificuldades são enormes e que muitos falham e são convencidos a pegar outros caminhos, mais fáceis e de pouca moral.
Para aqueles que se dedicam percebo a falta de apoio e para estes meu esforço em prover alternativas e orientações.
Trazer informações sobre gestão, TIC, governança corporativa, planejamento e atualizações sobre saúde