Nestas duas semanas, de volta aos Estados Unidos, desta vez em Miami, conheci o Ryder Trauma Center ligado a Universidade de Miami e a Escola de medicina.
Ligado a proposta de educação para trauma, o Ryder dispõe do projeto de Telemedicina, reunindo vários centros de notoriedade de pesquisa e atendimento pelo mundo. Dentre eles o Hospital Adão Pereira Nunes de Duque de Caxias no Rio de Janeiro, universidade de campinas, do Amazonas entre tantos outros.
As reuniões são conduzidas por tele-conferência, onde trocam experiências e se atualizam das modernas técnicas medicas para o atendimento da emergência vermelho ou trauma. Estes convênios permitem também que várias vídeo-aulas estejam disponíveis para os residentes e iniciantes.
Mas não e só isso, através da equipe dos Drs. Jeffrey Augenstein e Antônio Marttos, estes futuristas levam a Telemedicina a outro patamar, disponibilizando um robô controlado por controle remoto para dentro das salas de atendimento e centro cirúrgico, permitindo a equipe do Ryder Trauma participar diretamente nos procedimentos, seja liderando a equipe ou apenas como consultores externos para segunda opinião.
A partir desta iniciativa a Universidade levou a Telemedicina para acompanhamento médico em locais distantes do centro de tratamento, nos programas de acompanhamento das famílias carentes, e para as escolas. Facilitando algumas especialidades com dermatologia, psicologia e clinica geral.
Alem do apelo para a educação e Telemedicina, o Ryder conta também com aplicativos moveis voltados para smartphones, que acessam os principais sistemas de informação, trazendo os dados dos pacientes, exames laboratoriais, radiologicos, evoluções, e permitem que os médicos façam o seu trabalho remotamente.
O pouco tempo no Ryder permitiu ver aplicado o conhecimento que já tinha, permitiu também quebrar alguns paradigmas em relação aos sistemas de informação, principalmente a forma como fazemos no Brasil. Uma visão diferenciada e pratica para uso intensivo em situações extremas.
Agradeço a atenção do Dr. Augenstein e Dr. Marttos para a realização do trabalho, assim como da equipe com quem interagi diretamente: Stephany, Orlando, Gabriel, Daniel, Fernanda, Tara, Mrs. Murtha, Kevin e Ray.
Espero voltar em breve e revê-los, ou ainda que seja pelo skype e tele-conferências por aí a fora.
Abraços aos novos amigos.