sexta-feira, 16 de março de 2012

Fazendo e Acontecendo em 2 minutos

Você já ouviu falar de GTD ou Getting Things Done? Já leu sobre David Allen?

Não! Mas com certeza já se sentiu desmotivado com a falta de produtividade, desorientação com tantas coisas por fazer, atormentado porque não conseguiu fazer aquelas pequenas coisas do dia a dia que acabaram se acumulando, e tudo parece um completo caus sem fim.

Pois é, o GTD apresenta um jeito melhor de encarar estas situações e principalmente não se sentir culpado por não conseguir fazer as coisa no tempo em que você queria. Muito pelo contrário, consciente de que tudo por fazer está organizado e que fazendo um item de cada vez você consegue realizar tudo, dentro de metas, objetivos e projetos de vida.

Esta metodologia facilita a sua vida de verdade. Ainda não estou em um ponto de produtividade total, um super homem, mas já percebo o menor stress. As abordagens são diversas, adaptadas a cada um de nós, mas o mais importante é simplesmente não ficar lembrando, relembrando, organizando e nos punindo, pois, todas as coisas estarão escritas e sabemos disso. Estamos no controle na situação.

Alguns conceitos são bem simples de se entender e de por em prática, não precisa de grande sofisticação tecnológica, mesmo com post-its é possível implementar a metodologia. Por referencia vejam GTD+R, http://gtd-r.blogspot.com/.

Já estou tirando proveito, usando alguns apps de produtividade, uso agendas, escrevo as atividades que tenho que fazer, desde atividades dos projetos profissionais a contas que preciso pagar. Esta metodologia tem utilização, pessoal, profissional e sim corporativa.

Para ilustrar um pouco mais, o método é cíclico e começa na sua caixa de entrada, in-box, periodicamente "processamos" estas entradas, descartando o que não é relevante, armazenando referencias para o futuro, estruturando as entradas em ações, e principalmente, se puder ser feito em 2 minutos, fazê-lo já.

Esta metodologia é realmente incrível e tem ajudado na organização de muitas atividades, mudando consideravelmente o condicionamento mental para continuidade e produtividade.

“Tire tudo de sua cabeça. Tome decisões sobre cada coisa no momento em que toma conhecimento dela, sem esperar elas explodirem. Organize lembretes de seus projetos e das próximas ações em cada um deles em categorias apropriadas. Mantenha seu sistema atualizado, completo e analisado com uma freqüência suficiente para ter confiança em suas escolhas intuitivas sobre o que você está fazendo (ou deixando de fazer) a cada momento."

Espero que este post possa ser útil para você no seu dia-a-dia e para sua vida. Outra referencia, o site oficial do GTD, http://www.davidco.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário