sexta-feira, 8 de abril de 2011

Alongamento em seis passos

Dicas do Hospital Albert Einstein,  http://migre.me/49NoA

 

Exercícios simples e práticos. Principalmente para quem é sedentário e passa horas no computador.

-----

Ainda que de forma inconsciente, todo mundo se alonga várias vezes ao dia – pois a prática é uma necessidade fisiológica.

 

Quem faz uma pequena série de exercícios por dia percebe os resultados rapidamente

Alongamento em seis passosMas, quando feito de forma consistente, durante alguns minutos e diariamente, o alongamento revela-se uma poderosa técnica de relaxamento dos músculos e aumenta o espaço entre as articulações, prevenindo lesões e alterações posturais.

 

“Quem faz uma pequena série de exercícios diariamente pode perceber os resultados rapidamente”, afirma Márcio Marega, fisioterapeuta e responsável pelo Projeto Anti-Sedentarismo do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Diversos benefícios

Além dos já citados, confira outros benefícios proporcionados pelo alongamento:

·         Aumento da flexibilidade

·         Ativação da circulação sanguínea

·         Redução dos encurtamentos musculares

·         Melhoria da coordenação motora

·         Correção na postura

·         Prevenção de lesões, como a distensão muscular

Na prática

Os exercícios de alongamento podem ser feitos em casa, na academia de ginástica e até mesmo no local de trabalho. O importante é manter a regularidade, realizar os movimentos corretamente e prestar atenção na respiração.

Confira seis posturas que alongam todo o corpo e devem fazer parte do seu dia-a-dia. Repita três vezes cada postura.

Pescoço

Em pé, coloque as duas mãos entrelaçadas acima da cabeça e pressione-a para baixo, de forma que o queixo se aproxime do peito.

Braços

Estique o braço direito e alongue-o para o lado esquerdo. Com a ajuda do braço esquerdo, intensifique o alongamento, mas não vá além do seu limite. Repita o movimento com o outro braço.

Ombros e tríceps

Eleve o braço, dobre o cotovelo e empurre-o para aproximar a mão da escápula. Repita com o outro braço.

Costas

Sentado, imagine um cabo fixado no alto da cabeça. Sinta que o cabo o puxa para cima, bem devagar. Alongue a coluna. Mantenha essa posição durante alguns segundos e relaxe.

Pernas

Em pé, fique de frente a uma parede. Apoie a mão direita na parede, dobre a perna esquerda, e segure a ponta do pé com a mão esquerda. Repita o exercício invertendo braço e perna.

Panturrilhas

Em pé, mantenha os braços esticados contra a parede. Leve uma das pernas para frente dobrando levemente o joelho. Faça uma flexão neste joelho enquanto mantém a outra perna esticada. Repita com a outra perna.

 

 

 

 

Nosso Rio mais triste

Com apenas 24 horas após a tragédia na Escola Tasso da Silveira em Realengo, a cidade acorda perplexa com tamanha violência. A situação não apenas nos fragilizou como pessoas em ver crianças sendo brutalmente executadas, nos comoveu e nos refletir sobre as famílias, os jovens da mesma escola que presenciaram tamanha crueldade, os amigos e vizinhos que hoje ainda traumatizados choram.

 

A respeito da ação policial, o atendimento médico, a atenção das autoridades públicas em dar entrevistas, eficiência para a coleta de órgãos doados para transplante, o fato concreto é a perda de vidas. Sobre esta questão não há palavras. Busquemos todos os dias o quanto somos capazes de realizar e como podemos contribuir para criarmos uma sociedade mais humana e digna.

 

Como cidadão do Rio de Janeiro e pai de crianças da mesma idade, estendo meus pesares as famílias de todas as crianças da Escola Tasso da Silveira.