sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Planejamento do Controle do Projeto


Planejar é preciso e é importante para todos os envolvidos. Quando o andamento do projeto é feito informalmente pode ter certeza que algo vai mal.

É fundamental que todas as informações estejam disponíveis e atualizadas, no formato adequado para que a leitura seja a melhor possível.

Então qual a questão, planejar o controle e acompanhamento do projeto significa que houve o correto entendimento do escopo e do cronograma e que os deliverables ou entregas estão definidos juntamente com os marcos do projeto e pontos de controle.

Controlar não significa apenas gerenciar pessoas, custo, tempo, escopo, mas tudo isso e mais, significa também preparar mecanismos de avaliação e medições do andamento do projeto.

A utilização das métricas de desempenho do projeto e a publicação destes permitem que o gerente do projeto, stakeholders, e patrocinadores tenham uma visão completa do projeto sem que necessariamente conheça os detalhes do projeto.

A partir destes informes, também planejados em comunicações, serão feitos os ajustes no projeto, norteando onde e quando empregar melhor os recursos se houver razões para tal.

Liderança



Onde está o "erro", no perfil do chefe que não e lider, ou na visão distorcida que se tem destes, simplesmente porque estão numa posição hierarquicamente superior? É correto rotular e até falar mal , deste chefe ou gerente talvez pelas carências das características publicadas na revista especializada ou no best seller.

Qual o impacto desta ação negativa sobre esta pessoa, causar nela dor de cabeça, pressão alta, infarto, abalar seu psicológico.... Faz sentido? A busca pela melhoria nos processos de trabalho, a efetividade no desempenho, alcançar as expectativas dos clientes, são tarefas de todos e não apenas dos chefes.

Há sim, como fazer que tudo aconteça de forma positiva e harmoniosa, isso sim é a tarefa do gerente/lider ou chefe.

Considerando o perfil do líder, aquele que motiva, incentiva, entre outras, qual o perfil do colaborador para criar sinergia com esse líder? Qualquer? Duvido! Desde que crie-se um ambiente adequado, que condicione uma integração favorável, aí sim os requisitos serão alcançados.

E para esses que são chefes não líderes, o que fazer? As referências sempre falam de características que são inerentes ao indivíduo mas que podem ser ensinadas e aprendidas. Será que vale aquele "toque" do colega próximo, de forma construtiva, sem melindres ou melhor que este busque os mentores, orientadores de perfis executivos?

Tiro de minha vivência junto aos projetos em saúde que cada indivíduo, esteja acima ou abaixo na hierarquia, esteja ou não na mesma empresa, age de acordo com seus objetivos e interesses, próprios ou da empresa. Manter-se inabalável em relação a atitudes e posturas dos outros requer muita disciplina.

É importante manter a humildade nas ações e verbalizar o positivismo em relação a todas as pessoas, no êxito do projeto e na vida. Manter uma atitude mental construtiva favorece a identificação dos problemas e das soluções.

Este texto foi digitado no blackberry, sem propagandas, esta ferramenta uniu-se perfeitamente as quatro horas de estrada semanais que ligam o Rio de Janeiro a Campos dos Goytacazes, além das músicas temas das viagens e fotos da paisagem.